Aprendizados
Dia para aprender a escapar do incêndio
Atividade integrou a programação da Semana dos Bombeiros que, no final da tarde desta terça-feira, lançou o projeto Bombeiro Mirim na prefeitura municipal
Paulo Rossi -
Um alarme é acionado pela diretora da Escola Estadual Francisco Simões. Em poucos segundos, todos os alunos do turno da manhã começam a descer enfileirados e de mãos dadas. Em minutos, cerca de 100 alunos lotam um pequeno pátio interno do prédio, localizado na rua 15 de Novembro, no momento que um caminhão vermelho com sirenes ligadas estacionava na frente do colégio. Um bombeiro e uma bombeira entram na escola com roupas anti incêndio, tubo de oxigênio nas costas e capacete na cabeça. Os dois estendem uma mangueira de água até a cozinha, local simulado como foco do fogo. A atividade foi uma simulação de evacuação de prédio e um treinamento para casos de incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros de Pelotas na manhã desta terça-feira.
A situação foi de treinamento, porém, lembrava um bombeiro, poderia ser real. Na semana passada, alunos atearam fogo em uma bolinha de papel dentro do lixeiro e outro num esfregão de aço girando e dando o efeito de faíscas dentro da sala de aula, conta a diretora Lia Marta Rocha. Ninguém se feriu, mas o fogo poderia ter se alastrado pelo edifício. "A importância deste aprendizado não é só para a escola, mas também para a vida fora dela", atentou a diretora. Reunidos, os nomes de todos foram conferidos a partir da chamada de presença para conferir se todos estavam no local em segurança.
Ensinando a prevenção
Reunidos no pátio, sargento Gerson, integrante do Corpo de Bombeiros, fez uma breve palestra aos estudantes. Ele falou sobre a importância de dar as mãos ao sair de um local. "Quando acontece um incêndio, os corredores do prédio não ficam assim como estão agora. Muitas vezes não é possível enxergar um palmo a frente do rosto e é fundamental orientar as outras pessoas saindo em fileira e de mãos dadas", ensinava. A prática também evita que a pessoa caia no chão, num buraco ou numa escada, citava exemplos, sendo segurada por outras pessoas.
Um dos elementos chaves, dizia Gerson para os adolescentes, é estar organizado e tentar manter a tranquilidade num momento de sinistro. "Se isso acontecer na casa de vocês, é importante estar organizado. Conferir se o idoso, as crianças não estão ainda dentro de uma das peças da casa. Apesar de ser um momento de pânico, vocês devem ter em mente que deve ser mantida a tranquilidade", falava para os estudantes.
Gerson também apresentou Thaiane, uma bombeira que integrou a operação simulada. A mensagem era destinada para as estudantes, reforçando que elas exercem as mesmas atividades com a mesma responsabilidade dos homens dentro da corporação, caso alguma das adolescentes queiram um dia exercer a atividade.
Primeira turma pelotense de bombeiros mirins
No final da tarde desta terça-feira foi lançado, no auditório da prefeitura municipal, o projeto Bombeiros Mirins. Foram selecionadas 30 crianças da rede pública de ensino para atividades no quartel da corporação. Eles receberão aulas práticas sobre atendimentos cotidianos e receberão palestras sobre cidadania e direitos humanos. "A intenção é criar uma cultura entre estas crianças para disseminar estes conhecimentos na sociedade", explica a bombeira Thaiane, uma das coordenadoras da iniciativa.
São crianças em situação de vulnerabilidade social das escolas Francisco Simões, Carlos André Laquintinie, Joaquim Assumpção e Jeremias Froés. Serão 14 encontros aos finais de semana e os alunos receberão transporte, alimentação, fardamento, equipamentos de segurança do trabalho, sungas e maiôs. O curso será financiado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e empresas parceiras. Algumas escolas públicas também devem visitar o quartel da corporação nesta quinta-feira para conhecer as atividades dos bombeiros.
Programação da Semana do Bombeiro
Quarta-feira, dia 4 - Torneio de futsal entre os bombeiros
Quinta-feira, dia 5 - Visitação de escolas ao quartel de bombeiros
Sexta-feira, dia 6 - Confraternização de integração com bombeiros da reserva
Sábado, dia 7 - Projeto bombeiro por um dia
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário